raciocinio lógico

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

raciocinio lógico

Mensagempor weslei lima » Segunda Nov 02, 2015 10:28 pm

Numa clinica médica trabalham 7 enfermeiras e 3 médicos. Quantas equipes distintas, de 2 profissionais cada, podem ser formadas nessa clínica com a participação de pelo menos uma enfermeira em cada equipe?

obs: me informaram que pela fórmula Cn,k = n!/k!(n-k)! conseguiria resolver porém não consegui.
se poderem me ajudar desde já agradeço.
obrigado pela ajuda dos amigos e saibam que serão recompensados na glória dos céus...
weslei lima
 
Mensagens: 18
Registrado: Domingo Abr 03, 2011 7:25 pm

Re: raciocinio lógico

Mensagempor ivomilton » Terça Nov 03, 2015 10:27 pm

weslei lima escrito:Numa clinica médica trabalham 7 enfermeiras e 3 médicos. Quantas equipes distintas, de 2 profissionais cada, podem ser formadas nessa clínica com a participação de pelo menos uma enfermeira em cada equipe?

obs: me informaram que pela fórmula Cn,k = n!/k!(n-k)! conseguiria resolver porém não consegui.
se poderem me ajudar desde já agradeço.


Boa noite, weslei.

Equipes formadas por 1 médico e 1 enfermeira:
7 x 3 = 21 equipes

Equipes formadas por 2 enfermeiras:
C(7,2) = 7!/2!(7-2)! = 7!/2!5! = 1.2.3.4.5.6.7/1.2.1.2.3.4.5 = 6.7/1.2 = 42/2 = 21 equipes

Totalizando:
21 + 21 = 42 equipes

Veja também:

www.quadrix.org.br/...3/crfsp3_justific ... gabarito...




Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes