trigonometria- matemática

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

trigonometria- matemática

Mensagempor zenildo » Sábado Abr 06, 2013 6:59 pm

Uma pista de corrida com 7,5 km de extensão tem a forma de uma curva circular fechada. Um ciclista é capaz de fazer o percurso completo em 20 minutos, enquanto um corredor o faz em meia hora. Considere que o ciclista e o corredor partam do mesmo ponto A da pista , no mesmo instante, ambos mantendo velocidades constantes ao longo de todo o percurso, porém deslocando-se em sentidos contrários. O tempo mínimo necessário, em minutos, para que ambos voltem a se encontrar é igual a:

a) 10
b) 12
c) 13
d) 15
zenildo
 
Mensagens: 163
Registrado: Quinta Mar 21, 2013 2:44 pm

Re: trigonometria- matemática

Mensagempor ivomilton » Quarta Abr 10, 2013 2:38 pm

zenildo escrito:Uma pista de corrida com 7,5 km de extensão tem a forma de uma curva circular fechada. Um ciclista é capaz de fazer o per4curso completo em 20 minutos, enquanto um corredor o faz em meia hora. Considere que o ciclista e o corredor partam do mesmo ponto A da pista , no mesmo instante, ambos mantendo velocidades constantes ao longo de todo o percurso, porém deslocando-se em sentidos contrários. O tempo mínimo necessário, em minutos, para que ambos voltem a se encontrar é igual a:

a) 10
b) 12
c) 13
d) 15


Boa tarde, Zenildo.

No cálculo dessa questão não entra trigonometria...
Ciclista = 7500m/20min = 375m/min
Corredor = 7500m/30min = 250m/min

Como eles percorrerm a pista em sentidos contrários, em um minuto eles terão percorrido:
375m + 250m = 625m

Logo, deverão encontrar-se após:
7500m/625m = 12 min

Alternativa (b)




Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes