Correção de um desafio proposto por um teste de QI

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

Correção de um desafio proposto por um teste de QI

Mensagempor Deleu » Terça Jan 05, 2010 3:37 pm

Antes de mais nada, peço desculpas se posto na sessão indevida.

Encontrei uma questão matemática, proposta por um teste de QI neste endereço (http://www.cpsimoes.net/qi_contest/qi_teste.html), questão número 28.

Imagem


Assim que concluído a questão, encontrei 3 possíveis soluções, o que na certa não é a proposta correta pela questão. Evidentemente deveria haver apenas uma alternativa correta.
Já verifiquei várias vezes as possibilidades e não consigo eliminar nenhuma. Gostaria de resoluções de terceiros, para saber se o erro é meu ou da questão em sí.
Postarei as respostas mais abaixo, caso alguém queira realizar o desafio sem conhecimento prévio de possíveis soluções.
















O conjunto de respostas está logo aqui. Selecione o texto para que ele seja exibido.
O que encontrei de ligação entre as respostas é que a questão não diz que os números ocultos na tabela (as interrogações [?]) podem ser 0.
A coluna de respostas 2 e 3, aonde B = 2, estão relacionaddas a uma das interrogações ser igual a 0, formando o número 10. Se a questão não aceitasse isso, sobraria apenas a primeira coluna como resposta correta. Acreditando nisso, e depois de realizar várias verificações, quero poder afirmar que o erro é da questão e não meu.
Cada coluna representa uma possibilidade de resposta.

A = 9 / 9 / 9
B = 3 / 2 / 2
C = 7 / 3 / 3
D = 8 / 6 / 6
E = 2 / 2 / 4
F = 1 / 1 / 1
G = 5 / 5 / 5
H = 4 / 7 / 7
I = 6 / 8 / 8
J = 0 / 0 / 0

Deleu
 
Mensagens: 1
Registrado: Terça Jan 05, 2010 3:14 pm

Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes