Quero aprender e ensinar um adulto

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

Quero aprender e ensinar um adulto

Mensagempor Milene » Quarta Jul 04, 2012 8:22 pm

Olá pessoal,
Meu padrasto voltou a estudar, estou muito orgulhosa do esforço que ele faz para manter isso, porém ele possui dificuldade para acompanhar as aulas assim como eu sempre tive.
Aprendi a gostar de matemática sozinha e hoje posso dizer que gosto mesmo! Conheci um site que tem me ajudado: http://www.somatematica.com.br.
Quero rever o conteúdo de matemática do ensino fundamental e ajudar meu padastro a estudar - nível escolar o qual ele se encontra, assim também terei a oportunidade de rever coisas que passaram batido em meus estudos.

Tenho dúvidas, pois não sou da área.

No site tem tudo explicadinho, mas os assuntos estão em ordem alfabética e em três paginas, por qual assunto começo primeiro?
Existe uma listagem que posso seguir?

Não quero cometer erros, pois eu estarei revendo, mas se eu entrar em assuntos muito avançados antes de outros posso desmotivar meu padastro.
Gostaria de dicas, mas esse plano de estudo já seria de grande valia, simples, mas uma mão na roda para mim.

Desde sempre obrigada pela oportunidade,

Milene Degrecci
Estudante de Adm e Enteada :)
milenedegrecci@hotmail.com
Milene
 
Mensagens: 2
Registrado: Quarta Jul 04, 2012 8:06 pm

Re: Quero aprender e ensinar um adulto

Mensagempor Carlos Café » Sexta Jul 06, 2012 7:38 am

Olá, Milene.

Bem, se eu posso dar um palpite, comece pelo estudo dos números. Primeiros os naturais, com noções bem básicas de sucessor, ordenação, soma e produto, sistema decimal. Aí já dá prá falar um pouco sobre conjuntos. Isso implica em noções como pertencer e não pertencer, conter e não conter, união, interseção, complementaridade, etc.
Aí você pode partir pros inteiros, subtração, etc.
Quando você chega nos racionais, e eu não me refiro nem aos humanos, nem a aquele conjunto de rap, um mundo se descortina, pois você pode falar de divisão, razões, proporcionalidade, múltiplos, divisores, frações, etc. etc. etc.
Bem, você já tem assunto para umas duas semanas. Só lembre de uma coisa. Matemática é como sexo, se não praticar, não tem sentido. Isso significa que seu padrasto tem que fazer exercícios, resolver problemas, colocar a mão na massa e a cachola prá funcionar. Só assim ele vai crescer na matéria.
Espero ter ajudado.
Um abraço,

Carlos

"Em casa de saci, uma calça dá prá dois" - Blaise Pascal
Carlos Café
 
Mensagens: 2
Registrado: Sábado Maio 12, 2012 5:39 pm


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes