Concurso: ordem de estudo

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

Concurso: ordem de estudo

Mensagempor tammy » Quinta Jan 05, 2012 3:11 pm

Olá a todos. PRECISO DE AJUDA URGENTE.
Tenho um edital em mãos e não sei por onde começar a estudar para este concurso. Não sei que matérias dependem que eu saiba para que eu possa estudar as matérias do edital. O pior mesmo é a ordem.

Sabe uma pessoa perdida? Pois é gente, preciso mesmo de ajuda. :oops:

As matérias são:
Matemática (básica e financeira) e Raciocínio Lógico: Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. Sistema legal de medidas. Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. Equações e inequações de 1.º e 2.º graus; sistemas lineares. Funções; gráficos. Sequências numéricas. Funções exponenciais e logarítmicas. Noções de probabilidade e estatística. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno. Lógica sentencial e de primeira ordem. Enumeração por recurso. Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição.

Alguém pode me dar uma orientação? Não sei se devo seguir a ordem, onde procurar melhor o material... nao sei diferenciar o que é matemática básica, financeira e raciocinio lógico com exatidão, enfim, to perdidíssima.

Help, help, help...
Desde já agradeço MUITO. :!:
tammy
 
Mensagens: 1
Registrado: Quinta Jan 05, 2012 2:53 pm

Re: Concurso: ordem de estudo

Mensagempor babyspice » Terça Maio 01, 2012 1:10 pm

Bem a matetmatica finaceira inclui os seguintes topicos:
Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno.
já a matematica basica seria:
Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. Sistema legal de medidas. Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. Equações e inequações de 1.º e 2.º graus; sistemas lineares. Funções; gráficos. Sequências numéricas. Funções exponenciais e logarítmicas. Noções de probabilidade e estatística.
e por dedução o racicioni logico seria:
Lógica sentencial e de primeira ordem. Enumeração por recurso. Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição.
vc deve seguir a ordem dentro de cada matematica pois o conhecimento de algumas coisas depende de outras.
espero ter ajudado.
babyspice
 
Mensagens: 4
Registrado: Terça Maio 01, 2012 1:02 pm


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes