"ajuda"

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

"ajuda"

Mensagempor Julia Reiter » Quarta Out 14, 2009 3:28 pm

Estou fazendo um estágio na educação infantil e meu tema do projeto é "POLÍTICA". Eu quis fazer um projeto diferenciado das demais, e, como tudo é política, eu imaginei facilidade nos conteúdos. Mas quando me deparei com a matemática, obtive dificuldades. Não consigo juntar a política na matemática. Por exemplo, dei uma aula para o maternal (3 anos) para aprender os números de 0 a 5. Na apresentação fiz rimas com cada numero e desenhos nas formas (zero-um balão, dois-um pato). Agora... Alguém pode me ajudar a ver política nesta aula??
Julia Reiter
 
Mensagens: 2
Registrado: Quarta Out 14, 2009 3:09 pm

Re: "ajuda"

Mensagempor marcosufpr » Sexta Out 23, 2009 11:26 am

Julia, minha irmã foi Educadora durante 5 ou 6 anos, agora é professora de 1ª a 4ª série... eu também trabalhei com educação infantil, durante pouco tempo, e já faz tempo tbm.rsrs

Comentei com minha irmã.. ela disse que já trabalhou com gráfico no maternal. Achei mto interessante!! Pensamos entao em algo mais ou menos assim:


Escolha 3 crianças para serem candidatas a alguma coisa ("ajudante do dia" ...) ... os outros são os eleitores. Cada eleitor, tem 1 cartão quadrado.
Daí vc pode fazer uma "pesquisa de interesse". Cada criança vem e cola seu cartão no nome do candidato. Vou tentar exemplificar melhor:

- Temos Joaozinho, Maria e José candidatos. Temos outras 15 crianças na sala, cada uma das 15 com um cartãozinho na mão;
- Na sala, vc montou em um papel os eixos de um gráfico (eixo x e y), sendo que no eixo x terá o nome dos três candidatos e eixo y a quantidade de votos.
- Cada criança, uma de cada vez, vem e diz para quem vota. Vc auxilia eles a colarem o cartão no papel, colando na vertical, um após o outro (formando um gráfico de colunas, entendeu?)

Aí vc explora, quantos votos cada um recebeu, quem venceria a eleição... etc...

Espero que tenha ajudado, qqr dúvida diga aí
marcosufpr
 
Mensagens: 90
Registrado: Domingo Set 27, 2009 11:52 am
Localização: Curitiba - PR

Re: "agradecimento"

Mensagempor Julia Reiter » Sexta Out 23, 2009 2:54 pm

Muito bommmm... Obrigado! Uma atividade tão simples não entra na nossa cabeça. Se quiser dizer mais uma atividade (não há necessidade de ser matemática) ficarei muito grata. De política. Bjssss :D
Julia Reiter
 
Mensagens: 2
Registrado: Quarta Out 14, 2009 3:09 pm


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes