Educação Ensino Fundamental

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

Educação Ensino Fundamental

Mensagempor Sandra Farah » Quarta Out 14, 2009 2:41 pm

Não sou professora. Tenho uma filha de 12 anos que está na 5ª série e ficou de recuperação na segunda etapa, paguei aulas de recuperação, estudei com ela á noite, parecia que ela sabia, mas na hora da prova, que ela vez em menos de um hora, ela foi mal de novo.

Busco orientação, indicação de livro , de software...

Desde já agardeço

Sandra
Sandra Farah
 
Mensagens: 1
Registrado: Quarta Out 14, 2009 2:34 pm

Re: Educação Ensino Fundamental

Mensagempor agp16 » Sábado Out 24, 2009 11:47 am

Olá Sandra Farah,

Pelo empenho e preocupação que demonstra darei algumas dicas que possam ajudar, mesmo aquelas que acredito que vc tenha recorrido:
- Procure conversar com os professores das disciplinas cujos desempenhos não sejam favoraveis, assim como avaliar o rendimento da turma, possa ser que a linguagem do educador não esteja chegando aos educandos;
- Procure saber quais foram os erros, talvez encontre a resposta do que falta para melhorar;
- Aulas individualizadas para que o problema seja pontuado;
- Não sei do tempo que dispõe mas procure um horário adequado (manhã ou tarde);
- Envolva com crianças de mesma faixa etária (coleguinhas que morem próximo a sua residência) que possam promover um ambiente de discontração e possibilite o despertar para o aprendizado. A força do grupo é muito envolvente;
- Em último caso procure um psicólogo para saber se em algum instante a criança sofreu algum bloqueio e em que oportunidade. O nervosismo pode ser uma das causas.

Te desejo Sucesso.

Parabéns pela demonstração de verdadeira MÃE.
A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento! Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou 'acreditarem' que o tem, se acham no direito de subestimar os outros...
agp16
 
Mensagens: 488
Registrado: Sexta Out 09, 2009 4:21 pm
Localização: Natal-RN

Re: Educação Ensino Fundamental

Mensagempor vivianemf » Terça Out 27, 2009 7:16 pm

Oi, Sandra Farah

Sou graduada em Matemática e pós-graduada em Psicopedagogia, pelos meus conhecimentos posso te ajudar sugerindo o seguinte:
-Primeiro, analise os erros cometidos pela sua filha e pessa para que ela leia a atividade e comente sobre o que entendeu. Desta forma você estará verificando o seu nível de interpretação o que pode sugerir trabalhar com ela muita leitura caso você verifique dificuldades para interpretar;
-Segundo, tente tratar o assunto com a maior naturalidade possível, para que não se transforme em um trauma, elogie os pequenos acertos incentivando-a.

Espero sinceramente ter contribuido para a superação da dificuldade de sua filha.
vivianemf
 
Mensagens: 1
Registrado: Terça Out 27, 2009 6:46 pm

Re: Educação Ensino Fundamental

Mensagempor luiseduardo » Quarta Out 28, 2009 11:27 am

Olá,

Eu não sou nem professor muito menos graduado, mas sou um aluno esforçado (pelo menos tento ser).
Na verdade, nunca fiquei de recuperação, mas sempre tive dificuldades com certas matérias.

Não considere minha resposta relevante, mas seria apenas uma "ideia". Primeiro, antes de fazer uma prova eu sei toda a matéria, e nunca fico com aquele pensamento: "Tomara que nao caia isso, pois nao sei como resolver". Assim eu faço a prova com muita atenção, mesmo sabendo tudo, mas não é uma atenção normal, é algo muito importante, para dizer a verdade na minha sala de prova eu sou o último a entregar a prova sempre, sou o ultimo da nona, primeiro e segundo ano para entregar, entretando, em muitas provas tiro notas excelentes e muitos 100. Então, li que sua filha acaba a prova em menos de 1 hora, mas será que isso é bom ? Se ela tem 2 horas para fazer, e resolve em 40 minutos não seria bom re-fazer para ver se está TUDO correto ? Ela não deveria ter confiança em si mesmo ? Acreditar que irá tirar notas boas ? E o tempo de estudo nao está muito apertado ?

Tudo de bom :)
Luís Eduardo Háteras ;)
luiseduardo
 
Mensagens: 372
Registrado: Quinta Set 03, 2009 6:21 pm
Localização: Fortaleza-CE


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes