Página 1 de 1

Ondas

MensagemEnviado: Quinta Nov 16, 2017 11:22 am
por Infell
A fim de determinar o indice de refração absoluto de um vidro, a equipe de um laboratório de pesquisas utiliza uma campânula de vácuo, contendo dentro dela um laser laranja lambida = 600mm, uma amostra do vidro presa em um suporte a diversos sensores. O laser é direcionado perpendicularmente à face plana da amostra de vidro e os sensores determinam a velocidade do feixe e o tempo gasto para atravessá-la. Após efetuar os ensaios sobre uma determinada amostra, os pesquisadores concluem que o índice de refração absoluto do vídro é 1,5. Quais devem ser o comprimento de onda e velocidade de propagação da luz no vidro?

Re: Ondas

MensagemEnviado: Sexta Abr 06, 2018 11:58 pm
por Edu Lima
Infell escrito:A fim de determinar o indice de refração absoluto de um vidro, a equipe de um laboratório de pesquisas utiliza uma campânula de vácuo, contendo dentro dela um laser laranja lambida = 600mm, uma amostra do vidro presa em um suporte a diversos sensores. O laser é direcionado perpendicularmente à face plana da amostra de vidro e os sensores determinam a velocidade do feixe e o tempo gasto para atravessá-la. Após efetuar os ensaios sobre uma determinada amostra, os pesquisadores concluem que o índice de refração absoluto do vidro é 1,5. Quais devem ser o comprimento de onda e velocidade de propagação da luz no vidro?


Pela Fórmula: n= C/V, onde n é refração absoluta; C velocidade de propagação da luz; V é a velocidade de propagação no meio incidente.

C= 3*10^(8) m/s
n=1,5
V=3*10^(8) m/s/1,5=2*10^(8) m/s

V/C = λ2/ λ1 ----> λ2=(2*10^(8))/(3*10^(8))*0,6= 0,4m ou 400mm

Acredito que seja isso!