Página 1 de 1

Álgebra (função quadrática)

MensagemEnviado: Quarta Out 23, 2019 6:13 pm
por leo vieira
Uma lanchonete, no interior do estádio Mineirão, vendia certo tipo de sanduíche em dias de jogos, e a receita R(q), em reais, obtida na venda de q sanduíches podia ser estimada pela função R(q) = –0,001q2 + 8,4q. A lanchonete alugava um compartimento por R$100,00 em dias de jogos. O proprietário gastava em média, R$2,00 para fazer cada sanduíche e o vendia aos torcedores por um preço que maximizava o seu lucro.

a) Para alcançar esse objetivo, indique a quantidade de sanduíches a ser comercializada pelo proprietário da lanchonete.
b) Nesse caso, qual é o preço pago pelo torcedor quando compra 1(um) sanduíche na lanchonete?
c) Um aumento no preço dos produtos alimentícios elevou em 60% o custo para fazer os sanduíches. Nesse caso, qual é a nova função matemática que indica o lucro L(q) do proprietário da lanchonete na comercialização de q unidades do produto?
d) Em termos de porcentagem, o reajuste no preço unitário de venda do sanduíche – causado pelo aumento no preço dos produtos alimentícios – que garante ao proprietário da lanchonete obter lucro máximo, foi de ( ) 8%. ( ) 10%. ( ) 12%. ( ) 15%. Registre seu raciocínio e, em seguida, escolha a alternativa que lhe pareça mais adequada.