Questão de Matemática

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino médio.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni, Elcioschin

Questão de Matemática

Mensagempor Matfuturo » Segunda Dez 05, 2016 2:47 pm

Pessoal,

Boa tarde. Se alguém puder resolver a questão abaixo, eu agradeço antecipadamente.

1) Três campainhas, A, B e C soam em intervalos de 45, 50 e 55 minutos respectivamente. Coincidindo o toque das 3 campainhas às 5 horas da manhã, voltarão a soar juntas às:
a)23h
b)1:16h
c)1:38h
d)8:25h

A resposta é a letra "d" 8:25h.

Obrigado,
Matfuturo
 
Mensagens: 12
Registrado: Quarta Ago 10, 2016 3:46 pm

Re: Questão de Matemática

Mensagempor ivomilton » Segunda Dez 05, 2016 4:52 pm

Matfuturo escrito:Pessoal,

Boa tarde. Se alguém puder resolver a questão abaixo, eu agradeço antecipadamente.

1) Três campainhas, A, B e C soam em intervalos de 45, 50 e 55 minutos respectivamente. Coincidindo o toque das 3 campainhas às 5 horas da manhã, voltarão a soar juntas às:
a)23h
b)1:16h
c)1:38h
d)8:25h

A resposta é a letra "d" 8:25h.

Obrigado,


Boa tarde,

Favor rever os dados da questão, pois:
MMC(45,50,55) = 4950 minutos = 3 dias, 10 horas e 30 minutos

Mesmo esquecendo-se os 3 dias, fica:
5 horas + 10 horas e 30 minutos = 15 horas e 30 minutos

Deve haver algum engano nesses dados ou nas alternativas de resposta.


Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: Questão de Matemática

Mensagempor Matfuturo » Terça Dez 06, 2016 2:34 pm

Ivomilton,

Obrigado pela resolução. Eu tirei a prova(Técnico de Enfermagem(SAMU)) do site abaixo: É a questão de número 15. Eu verifiquei lá e os dados estão certos. Talvez a banca errou na resposta. Solicito ver abaixo. Não tem jeito de eu anexar o arquivo aqui:
- https://www.pciconcursos.com.br/provas/ ... iclam-2014

Obrigado novamente.
Matfuturo
 
Mensagens: 12
Registrado: Quarta Ago 10, 2016 3:46 pm

Re: Questão de Matemática

Mensagempor ivomilton » Terça Dez 06, 2016 4:00 pm

Matfuturo escrito:Ivomilton,

Obrigado pela resolução. Eu tirei a prova(Técnico de Enfermagem(SAMU)) do site abaixo: É a questão de número 15. Eu verifiquei lá e os dados estão certos. Talvez a banca errou na resposta. Solicito ver abaixo. Não tem jeito de eu anexar o arquivo aqui:
- https://www.pciconcursos.com.br/provas/ ... iclam-2014

Obrigado novamente.


Boa tarde,

Encontrei lá. Mesmo texto, mesmas alternativas. Mesmo gabarito.
Entretanto, confirmo que o mmc dos três períodos é mesmo 990 min, correspondendo a 16 h 30 min.
16 h 30 min + 5 h = 21 h 30 min.
Algo saiu errado: nos dados da questão ou no gabarito.



Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: Questão de Matemática

Mensagempor Matfuturo » Quinta Dez 08, 2016 8:27 am

Ivomilton,

Obrigado pela resolução. Acho que eles erraram no gabarito. Mas, tudo bem. Agora eu sei o caminho e o que aplicar para resolver esse tipo de questão.

Obrigado novamente,
Matfuturo
 
Mensagens: 12
Registrado: Quarta Ago 10, 2016 3:46 pm


Voltar para Ensino Médio

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 24 visitantes