questão raciocinio lógico 1

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino médio.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni, Elcioschin

questão raciocinio lógico 1

Mensagempor willian2013 » Quarta Nov 11, 2015 5:06 pm

Boa tarde,

Na cidade de Godelia, cada habitante ou é torpe e sempre fala mentiras, ou é probo e sempre fala a verdade, e seus habitantes conhecem a natureza, torpe ou probo, e a profissão de cada outro habitante. Um turista, visitando a cidade, encontrou três casais discutindo, e foi informado, corretamente, que um casal era formado por torpes, outro casal por probos e o terceiro casal tinha um torpe e um probo.

Os casais fizeram as seguintes afirmações:

Senhor Gyzt: Eu não sou o matemático.
Senhora Gyzt: O senhor Zygt é o matemático.

Senhor Tygz: Eu não sou o matemático.
Senhora Tygz: O senhor Gyzt é o matemático.

Senhor Zygt: O senhor Gyzt é probo.
Senhora Zygt: O senhor Tygz é o matemático.

Sabendo-se que, dos três maridos, apenas um é o matemático, seu nome e sua natureza são, respectivamente,
a) Senhor Gyzt, torpe.
b) Senhor Gyzt, probo.
c) Senhor Zygt, probo.
d) Senhor Tygz, probo.
e) Senhor Tygz, torpe.
willian2013
 
Mensagens: 23
Registrado: Quinta Jun 27, 2013 3:42 am

Re: questão raciocinio lógico 1

Mensagempor petarantes » Sábado Out 15, 2016 12:26 am

É uma questão de tentativas até chegar o resultado. Você deve fazer uma suposição e testar até que não haja nenhuma contradição. Abaixo mostro apenas a correta

Senhor Tygz: Eu não sou o matemático. Supondo que Ele está mentindo então ele é matemático (F)
Senhora Tygz: O senhor Gyzt é o matemático. Como Tygz é matemático ela mentiu (F)
Senhor Gyzt: Eu não sou o matemático. Como Tygz é matemático ele falou a verdade (V)
Senhora Gyzt: O senhor Zygt é o matemático. Como Tygz é matemático ela mentiu (F)
Senhor Zygt: O senhor Gyzt é probo. Como Gyzt falou a verdade ele é probo (V)
Senhora Zygt: O senhor Tygz é o matemático. Como Tygz é matemático então ela falou a verdade (V)
Portanto temos 1 casal falando a verdade 01 falando a mentira e um falando a verdade e mentira como determina o enunciado
Portanto o matemático é Tygz e ele é torpe(mentiu) - Letra e
petarantes
 
Mensagens: 50
Registrado: Sexta Out 14, 2016 1:11 pm


Voltar para Ensino Médio

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes