reservatório de água

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

reservatório de água

Mensagempor antonybel » Terça Mar 14, 2017 2:56 pm

O resevatório de água de determinada localidade sertaneja possui água suficiente para abastecer 50 famílias por um período de 40 dias. Após 15 dias , 20 famílias se mudaram. A água restante no reservatório será suficiente para abastecer as famílias restante por?

Creio que é regra de três simples. desconsiderando a passagem dos 15 dias, ficaria: 50 está para 40, assim como 20 está para "x".
Mas, não tenho certeza. poderiam me confirmar?
antonybel
 
Mensagens: 63
Registrado: Quarta Set 30, 2009 1:47 pm

Re: reservatório de água

Mensagempor ivomilton » Terça Mar 14, 2017 6:21 pm

antonybel escrito:O resevatório de água de determinada localidade sertaneja possui água suficiente para abastecer 50 famílias por um período de 40 dias. Após 15 dias , 20 famílias se mudaram. A água restante no reservatório será suficiente para abastecer as famílias restante por?

Creio que é regra de três simples. desconsiderando a passagem dos 15 dias, ficaria: 50 está para 40, assim como 20 está para "x".
Mas, não tenho certeza. poderiam me confirmar?


Boa tarde, antonybel.

50 famílias * 40 dias = 2000
50 famílias * 15 dias = -750
-20 ----------------------------
---------------------------------
30 famílias * x dias = 1250

x = 1250/30
x = 41 dias


Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes