Sugestões de sequência de estudos

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

Sugestões de sequência de estudos

Mensagempor Rudi_Antoni » Sábado Fev 11, 2017 3:19 am

Eu conheci este fórum por meio do site Só Matemática quando estava procurando por meios de encontrar uma espécie de "conteúdo programático", ou uma sequência lógica de estudos, no caso, de matemática do ensino fundamental (pois estou revisando tudo). Notei esta necessidade quando eu estava revisando logo o primeiro conteúdo que aparecia listado: Frações. Bom, eu continuei tranquilamente, pois já nem me lembrava o que eu havia aprendido primeiro no tempo em que eu estudava para saber se tinha começado pelo lugar certo, até que lá pelas tantas (Adição e subtração de números fracionários) é mencionado o MMC, e sim, eu me lembrava disso, mas na teoria: como eu vou aprender frações sem saber MMC? Sendo que antes disso, logo na introdução do mesmo tópico, os números naturais já foram citados, mas ignorei. Sendo assim, acho que fica clara uma certa discrepância quanto a ordem de exibição (que deve ter seguido algum outro conceito que desconheço).
Agora, esses são os tópicos que eu retirei do site, na ordem em que aparecem no site:

Código: Selecionar Todos
1. Frações
2. Divisibilidade
3. Equações de 1º grau (com uma variável)
4. Equações de 1º grau (com duas variáveis)
5. Inequações de 1º grau
6. Radiciação
7. Razões
8. Proporções
9. Algarismos romanos
10. Grandezas proporcionais
11. Regra de três
12. Dízimas periódicas
13. Porcentagem
14. Polígonos
15. Geometria plana
16. Medidas de superfície
17. Medidas de volume
18. Medidas de capacidade
19. Equações de 2º grau
20. Números decimais
21. Medidas de massa
22. Medidas de tempo
23. Medidas de comprimento
24. Médias
25. Números racionais
26. Tabuadas
27. Números
28. Razões trigonométricas
29. Semelhança de Polígonos
30. Operações com números racionais decimais
31. Quadriláteros
32. Ângulos


Entendo que essa pode ser uma tarefa morosa, que demanda tempo e concentração, mas acredito que esta é uma organização que se faz necessária, pois o site citado no início da postagem possui um conteúdo muito abrangente, e melhor ainda, uma comunidade ativa, aliás foi isso que me chamou mais atenção.

Por favor, não permitam que mais pessoas desistam de entrar no maravilhoso mundo da matemática simplesmente por não saber por onde começar.
Agradeço antecipadamente quem puder ajudar, e quem não puder também.
Bons estudos a todos!

Editado: Listei os conteúdos com code somente para tornar a visualização mais compacta.
Rudi_Antoni
 
Mensagens: 2
Registrado: Sábado Fev 11, 2017 2:46 am

Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes