Equação de 1° grau com frações

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

Equação de 1° grau com frações

Mensagempor AníbalFigueredo » Segunda Fev 06, 2017 8:59 am

Bom dia a todos, a minha dúvida é em relação ao desenvolvimento de equações de 1° grau que envolvem frações, não equações fracionárias, eu sempre me embolo no meio e acabo errando tudo. poderiam me explicar passo a passo do que deve ser feito? e também gostaria que vocês resolvessem essa equação pra mim. obrigado a todos [x=2/21]

Imagem
AníbalFigueredo
 
Mensagens: 3
Registrado: Segunda Fev 06, 2017 8:47 am

Re: Equação de 1° grau com frações

Mensagempor ivomilton » Segunda Fev 06, 2017 6:40 pm

AníbalFigueredo escrito:Bom dia a todos, a minha dúvida é em relação ao desenvolvimento de equações de 1° grau que envolvem frações, não equações fracionárias, eu sempre me embolo no meio e acabo errando tudo. poderiam me explicar passo a passo do que deve ser feito? e também gostaria que vocês resolvessem essa equação pra mim. obrigado a todos [x=2/21]

Imagem


Boa noite, Aníbal.

Precisa encontrar o mmc dos denominadores (óbvio) e cuidar quando encontrar sinal negativo antes de parênteses. Nesse caso, trocar todos os sinais dos termos dentro do parêntese e adicionar ao resultado anterior ao parêntese. E fazer os cálculos com muita atenção nos sinais.

x-2 .. 7x ..' 3-2x ... 3x+12 ... 3x-1
---- - ---- = ------- - --------- + -------
.4 .... 8 ..... 4 ....... 12 ....... 3

mmc(4,8,12,3) = 24

6(x-2) - 3(7x) ... 6(3-2x) - 2(3x+12) + 8(3x-1)
----------------- = -----------------------------------
....... 24 ....................... 24

Por serem iguais os denominadores, basta trabalhar com os numeradores;
6x - 12 - 21x = 18 - 12x - 6x - 24 + 24x - 8

6x - 21x + 12x + 6x - 24x = 18 - 24 - 8 +12

-21x = -2

x = -2/-21

x = 2/21



Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron