Racionalização

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

Racionalização

Mensagempor Windsurfmaniac » Segunda Nov 28, 2016 5:46 pm

Qual a correta racionalização de 20/√3?

(20√3)/3 ou 20 √3/3
Windsurfmaniac
 
Mensagens: 88
Registrado: Quarta Jun 26, 2013 9:26 am

Re: Racionalização

Mensagempor ivomilton » Segunda Nov 28, 2016 6:19 pm

Windsurfmaniac escrito:Qual a correta racionalização de 20/√3?

(20√3)/3 ou 20 √3/3


Boa noite,

Ambas estão corretas.
Como entre 20 e √3 a operação é de multiplicação, não há necessidade dos parênteses, de modo que normalmente se usa a segunda opção.


Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: Racionalização

Mensagempor Windsurfmaniac » Segunda Nov 28, 2016 7:22 pm

Uma vez que minha dúvida advém originalmente do desenvolvimento da equação x √ 3 = 20 , isso não faria diferença em favor da primeira opção (que usa os parenteses apenas como ferramenta para acentuar de que tanto 20 quanto √3 são divididos por 3, tendo origem na forma intermediária x = 20/√3 que carece forçosamente de racionalização por ter um número irracional no denominador) ?
Windsurfmaniac
 
Mensagens: 88
Registrado: Quarta Jun 26, 2013 9:26 am

Equação de primeiro grau

Mensagempor nathiele03 » Segunda Nov 28, 2016 11:14 pm

Gente alguém pode me ajudar com essa questão? lembrando que tenho que montar e resolver uma equação de primeiro grau :

Um professor ganha 80 reais por hora/aula e mais um adicional de 10 reais por hora. Sabendo que ele da uma aula de pós graduação de 80h, quanto ele ganhou?
nathiele03
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Nov 28, 2016 11:08 pm

Re: Racionalização

Mensagempor ivomilton » Terça Nov 29, 2016 4:42 pm

Windsurfmaniac escrito:Uma vez que minha dúvida advém originalmente do desenvolvimento da equação x √ 3 = 20 , isso não faria diferença em favor da primeira opção (que usa os parenteses apenas como ferramenta para acentuar de que tanto 20 quanto √3 são divididos por 3, tendo origem na forma intermediária x = 20/√3 que carece forçosamente de racionalização por ter um número irracional no denominador) ?


Boa tarde,

Olhando desse ponto de vista, a primeira opção poderia se usada como mais esclarecedora:
x = 20/√3
x = (20√3)/(√3*√3)
x = (20√3)/3

Mas nada impede que se vá diretamente para:
x = 20√3/3


Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: Equação de primeiro grau

Mensagempor ivomilton » Terça Nov 29, 2016 4:45 pm

nathiele03 escrito:Gente alguém pode me ajudar com essa questão? lembrando que tenho que montar e resolver uma equação de primeiro grau :

Um professor ganha 80 reais por hora/aula e mais um adicional de 10 reais por hora. Sabendo que ele da uma aula de pós graduação de 80h, quanto ele ganhou?


Boa tarde, nathiele03.

Será melhor você postar novamente sua questão em um novo tópico, pois o site não aceita que se aproveite um tópico usado por outro consulente.


Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: Racionalização

Mensagempor Windsurfmaniac » Quinta Dez 01, 2016 5:02 pm

ivomilton escrito:
Windsurfmaniac escrito:Uma vez que minha dúvida advém originalmente do desenvolvimento da equação x √ 3 = 20 , isso não faria diferença em favor da primeira opção (que usa os parenteses apenas como ferramenta para acentuar de que tanto 20 quanto √3 são divididos por 3, tendo origem na forma intermediária x = 20/√3 que carece forçosamente de racionalização por ter um número irracional no denominador) ?


Boa tarde,

Olhando desse ponto de vista, a primeira opção poderia se usada como mais esclarecedora:
x = 20/√3
x = (20√3)/(√3*√3)
x = (20√3)/3

Mas nada impede que se vá diretamente para:
x = 20√3/3


Um abraço.
Bem, a rigor o valor numérico permanece o mesmo, de ~11.

Grato mais uma vez.
Windsurfmaniac
 
Mensagens: 88
Registrado: Quarta Jun 26, 2013 9:26 am


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes