Página 1 de 1

Dica para calcular a tabuada do 9

MensagemEnviado: Domingo Maio 12, 2013 11:13 am
por Azulina-chan
Olá pessoas! Bem, esse é meu primeiro tópico aqui no portal, mas eu quero deixar uma coisa bem útil para todos (espero).
Bem, vamos lá! Tem duas técnicas. A primeira funciona apenas de 1 ao 10, a outra funciona com todos os números.

Na primeira técnica, o único instrumento que você irá usar é a sua mão.
Vamos pegar por exemplo, 7.9.
*Conte os dedos e ao chegar no sétimo abaixe-o
*Ao fazer isso você terá algo parecido com:
1111110111 (1 = dedos levantados 0 = dedo abaixado)
*Agora vamos contar. Antes do 0 (vamos chamá-lo assim) é dado o número das dezenas, depois do 0 é dado o número das unidades. Tendo assim 6 dedos antes de 0 e 3 .depois de 0, o resultado da expressão "7.9" é 63.

É uma técnica bem simples, mas funciona.
Agora vamos à técnica que funciona para saber o resultado de qualquer número multiplicado por 9.
Primeiro vamos dar o nome "9x" para a multiplicação. Nesse caso, a expressão algébrica que usaremos para saber o resultado é: " 9x = x10 - x "
Para melhor compreensão, vamos pegar o número 11, por exemplo:
9.11 = 11.10 - 11
9.11 = 110 - 11
9.11 = 99

É isso pessoal.
Espero ter ajudado.

Re: Dica para calcular a tabuada do 9

MensagemEnviado: Domingo Maio 12, 2013 6:58 pm
por Helio Carvalho
Muito bom, porém penso que depois de aprender é preciso decorar os resultados para não ficar fazendo as contas dessa maneira.
Imagine um aluno no nono ano fazendo conta dessa maneira, perderia muito tempo fazendo contas, o que na realidade saber isso não é mais tão importante nas tarefas a serem resolvidas nesse ano e daí por diante.
O que é preciso fazer é a fixação dos resultados por esses alunos, pois temos tido problemas com isso. Não está havendo fixação do que se aprende.
Os alunos precisam entender que se ele não estudar em casa, depois de aprender na sala de aula, então a fixação ficará a desejar.
Parabéns pelas dicas.

Re: Dica para calcular a tabuada do 9

MensagemEnviado: Quinta Jun 15, 2017 2:37 pm
por Daniel Lemos
Estou bancando o coveiro aqui (já estamos em 2017, rs...)

Eu memorizei a tabuada de uma forma peculiar: ao invés de ficar decorando todas as combinações numéricas primeiro para só então começar a fazer as operações aritméticas (de armar e efetuar), eu fiz diferente. Eu comecei logo com as operações, e ficava consultando a tabuada o tempo todo para isso, como se fosse uma tabela de consultas mesmo. O resultado é que acabei memorizando as tabuadas e aprendendo a fazer as operações aritméticas ao mesmo tempo! É claro que esse milagre requer uma ampla diversidade de problemas para resolver, para testar todas as combinações possíveis das tabuadas, exaustivamente. Deem uma olhada em http://www.supertabuada.com/, que explica isto melhor.