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Dúvida em relação a pergunta sobre atrito

MensagemEnviado: Quarta Maio 03, 2017 12:20 am
por jefjam
Uma forma de eletrizar um corpo é por meio do atrito.
Na figura a seguir tem-se o vidro e a lã que, ao serem atritados, adquirem cargas elétricas de sinais opostos.

Imagem

Este fenômeno de eletrização ocorre porque:

(A) em relação a lã, o vidro tem mais facilidade em ceder elétrons e estes ficam sobre a superfície da lã.

(B) o vidro é um isolante elétrico que, ao receber os elétrons da lã, ficam com carga negativa.

(C) ambos possuem a mesma facilidade em ceder elétrons, no entanto é a lã que fica com carga elétrica negativa.

(D) o vidro, por ser condutor, facilita a passagem dos elétrons para a lã que fica com carga negativa.

(E) a lã tem facilidade em perder elétrons que, ao serem cedidos para o vidro fica carregada positivamente.

++++

Estou em dúvida entra as letras A, C ou D, então ao responderem por favor se possível uma pequena explicação.

Obrigado!

Re: Dúvida em relação a pergunta sobre atrito

MensagemEnviado: Quarta Maio 03, 2017 4:11 pm
por jefjam

Re: Dúvida em relação a pergunta sobre atrito

MensagemEnviado: Quarta Out 11, 2017 1:13 pm
por r.igb
A alternativa correta é a letra A.

Esse processo representado na imagem trata-se de uma eletrização por atrito. Tal como qualquer processo de eletrização, um corpo/objeto precisa ceder ou receber elétrons, de forma que ocasione o aparecimento de cargas positivas (em quem doa elétrons) e negativas (em quem recebe, de forma que justifica o excesso de elétrons).
Para determinar quem de fato tem maior tendência de doar ou receber elétrons é necessário recorrer a uma série triboelétrica, que é semelhante a uma fila de eletronegatividade. De acordo com a série triboelétrica, o material que mais tem tendência a doar elétrons é o vidro, seguido da mica, lã, seda, algodão e assim sucessivamente.

Obs.: Tanto o vidro quanto a lã são isolantes. No processo de eletrização por atrito a carga fica confinada no local onde se deu o atrito, sendo assim, inútil para condutores.