Ambiguidade!! Profissionais, por favor!

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Ambiguidade!! Profissionais, por favor!

Mensagempor ChristianHessel » Domingo Set 25, 2016 3:15 pm

Sou aluno do curso de Direito e, em uma prova, a questão era enunciada mais ou menos assim:

"Um menor de dezesseis anos quer se matricular na escola, e precisa assinar um contrato. No entanto, ao realizar o ato, precisou que seus pais assinassem por ele. Explique o que ocorreu e cite as definições de capacidade de gozo e capacidade de fato."

A questão que eu tenho não é sobre Direito, e sim sobre português, portanto eu gostaria muito que especialistas da área de letras respondessem a minha questão. O problema que eu tive foi que ao ler, desatentamente, a questão, compreendi "menor de dezesseis anos" como um menor que possui dezesseis anos, e não como uma pessoa que possui menos de dezesseis anos.

Tecnicamente, uma vírgula resolveria a ambiguidade, mas lembro em alguma aula de português que em casos de ambiguidade não há obrigatoriedade de se por a vírgula e, portanto, no caso de um enunciado ambíguo, ou cabe ao professor por a vírgula e resolver a ambiguidade, ou a interpretação é livre ao aluno e leva-se em conta o contexto.

As questões são: isso é válido? E, eu poderia pedir a retificação da minha nota baseado nisso?

Por enquanto, não recebi a prova, mas gostaria de saber o que fazer nesse caso, portanto peço que respondam com urgência. Muito obrigado,

Christian Hessel.
ChristianHessel
 
Mensagens: 2
Registrado: Domingo Set 25, 2016 2:57 pm

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes