Literatura - O cortiço

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Literatura - O cortiço

Mensagempor Ivan Salinas » Quarta Ago 20, 2014 4:30 pm

Olá professores!
Eu tenho algumas dúvidas que não consegui esclarecer:
1.[UFPA]Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:

a)pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos,sem defeitos físicos ou morais.

b)pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.

c)por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.

d)por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.

e)por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.

2.[Unijuí-RS]O Cortiço, escrito em 1890, é considerado a obra-prima de Aluísio de Azevedo. Escolha nas colocações que seguem a que melhor caracteriza a obra:

a)um dos melhores retratos que já se levantaram do Brasil Império, em que a sobrevivência da estrutura colonial punha à mostra uma numerosa mostragem de portugueses enriquecidos a empolgar as posições de comando e uma região mal definida de pretos, mulatos e brancos em pleno processo de caldeamento e formação, constituindo o escalão mais inferior da sociedade.

b)retrata a falência da sociedade patriarcal nordestina que, tendo por base sempre a atividade econômica açucareira, pouco se modificara desde os fins do séc.XVIII.

c)reflete as transformações que afetaram a região da campanha na segunda metade do séc.XIX. Não há nele nenhum delineamento saudosista, ao contrário de outros textos ficcionais da época.

d)no plano da temática, o rompimento com a tradição narrativa brasileira se dá pela inserção, ao longo dos relatos, de elementos inverossímeis.

Obrigado
Ivan Salinas
 
Mensagens: 15
Registrado: Quarta Maio 30, 2012 5:03 pm

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes