OSS ou OSO?

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

OSS ou OSO?

Mensagempor hrubyo » Quarta Maio 07, 2014 2:13 pm

Eu não estou conseguindo distinguir a subjetiva da objetiva nessa construção: verbo+se.

"Sabe-se que você subornou o policial." OSS

Ela é OSS, mas não entendo o motivo. Já que o verbo+se tem sujeito indeterminado, como a oração subordinada poderia ter função de sujeito? Pela estrutura, ela está mais para objetiva direta.

Nesta outra oração:

"Lembre-se de que a vida é breve. " OSOI

Eu classificaria como objetiva indireta, mas a construção dela é muito parecida com a oração anterior, eu não estou conseguindo ditinguir.
hrubyo
 
Mensagens: 21
Registrado: Quarta Out 17, 2012 2:54 pm

Re: OSS ou OSO?

Mensagempor Gustavoxd » Domingo Maio 25, 2014 4:31 pm

A segunda, na verdade, não tem sujeito indeterminado, o sujeito é ele/ela, pois lembrar é um verbo reflexivo, e, como tal, necessita da partícula "se", que não é, no caso, de indeterminação do sujeito, sendo a segunda oração, de fato, OSOI.

Na primeira frase, estou em dúvida também, porém uma forma para facilitar a análise nesses casos é passar a frase para a voz passiva (No caso da segunda, não existe voz passiva, outro fato para ajudar na ideia de que ela não é subjetiva.)

Passando para a voz passiva analítica, substituindo a oração subordinada substantiva por um substantivo demonstrativo:
Isso é sabido.

Dessa forma, acho que vale defini-la como OSS.

Espero ter ajudado!
Gustavoxd
 
Mensagens: 146
Registrado: Sábado Set 12, 2009 11:54 pm

Re: OSS ou OSO?

Mensagempor hrubyo » Domingo Jun 01, 2014 3:13 am

Eu pesquisei um pouco mais e encontrei que na construção verbo(VTD ou VTDI) + se, sempre haverá partícula apassivadora, caracterizando uma oração subjetiva. Pode-se usar o método que você mencionou também. Nos demais casos, verbo(VTI, VL e VI) + se, o sujeito será indeterminado.

Realmente, eu não havia percebido que a segunda era reflexiva, mas revendo agora, ela é reflexiva mesmo.

Ajudou bastante, obg!
hrubyo
 
Mensagens: 21
Registrado: Quarta Out 17, 2012 2:54 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes