o que é incidência maior da ordem inversa;

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

o que é incidência maior da ordem inversa;

Mensagempor rosina » Segunda Ago 26, 2013 1:40 pm

alguem, por favor, pode fazer a caridade de explicar o que é incidência maior da ordem inversa? obrigada. SEGUE A QUESTÃO DE ONDE FOI TIRADA ESSA EXPRESSÃO.
O resumo do capítulo do dia 15/04/2010 da novela “Escrito nas Estrelas”, da Rede Globo, diz o seguinte: Ricardo não acredita em Gilda e pede que o segurança a retire do local. Gilda diz a Zenilda que não desistirá de falar com o médico. Ricardo pede ajuda a Jane para encontrar a mãe ideal para o seu neto. José diz a Antônia temer que Ricardo escolha Beatriz para ser a mãe da criança. Etelvina pergunta a Seu Filhinho com quem Gilmar chegou ao prédio. Gilmar apresenta Vitória/Viviane a Mariana e Suely. Gilmar diz que vai visitar sua mãe, e Suely pede uma carona. Com ciúmes de Vitória/Viviane, Suely diz que não aguenta esconder o namoro dos dois. No posto médico, Guilherme e Breno leem as fichas dos pacientes e lembram- se de Jofre. Breno vai à procura do paciente e fica sabendo que ele sumiu e que sua filha foi presa. Mariana mostra a Vitória/Viviane o quarto em que ela ficará e aproveita para perguntar qual é a relação dela com Gilmar. Sozinha, Viviane pega o colar de Daniel e pede que ele continue a protegê-la. (Fonte: globo.com de 16/04/2010)

O tipo de texto que informa aos leitores o que vai acontecer (ou o que aconteceu) na novela é narrativo, mas tem características próprias, muito diferentes das que estamos habituados a encontrar em obras literárias como romances ou contos. Na transcrição acima, observamos as seguintes marcas do gênero textual “resumo de novela”:

I. verbos predominantemente no presente;
II. repetição intencional dos nomes dos personagens;
III. objetividade, concisão e clareza;
IV. incidência maior da ordem inversa;
V. conectores de progressão interfrásica.

Estão corretas a I, II E III.
rosina
 
Mensagens: 16
Registrado: Sexta Jun 15, 2012 4:01 pm

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes