Como reconhecer o *QUE* como SUJEITO ou O.D. !!!

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Como reconhecer o *QUE* como SUJEITO ou O.D. !!!

Mensagempor SheilaBorges » Quinta Ago 01, 2013 2:08 am

QUE* como sujeito ou objeto direto!

Eu nao sei o que faz do (que) um sujeito ou um objeto direto nas questoes que se seguem:

1."Recebeu o premio o jogador que fez o gol." Nessa frase o sujeito de "fez" é:
R-> c) que.

No entanto, eu nao sei o que justifica isso.

2. Em: "Cravei-lhe os dentes na carne, com toda a força que eu tinha", a palavra "que" tem funçao morfossintática de:
R-> d) pronome relativo - objeto direto.

Ok. Na questao 2, eu penso saber o que justifica o que* ser pronome relativo, a regra (= a qual)*, mas eu realmente nao sei o que faz dele um objeto direto, pode ser que seja resposta simples, mas eu nao consigo atinar com ela.

Alguém me ajude, por favor! :|

Um abraço!
SheilaBorges
 
Mensagens: 4
Registrado: Quinta Ago 01, 2013 12:19 am

Re: Como reconhecer o *QUE* como SUJEITO ou O.D. !!!

Mensagempor Jadson-BR » Quinta Ago 01, 2013 8:42 pm

Olá, Sheila,

Vamos esclarecer as suas dúvidas. O pronome relativo é aquele que retoma um termo de uma oração e o projeta em outra. Esse pronome, dentro da oração da qual ele faz parte, pode ser sintaticamente um sujeito, um objeto direto, etc. Vejamos as suas frases:

1. Recebeu o prêmio o jogador que fez o gol

Em relação à frase 1, veja: O jogador [que fez o gol] recebeu o prêmio.

Nessa frase, temos duas orações, o que é normal quando há o pronome relativo:

Oração 1: O jogador recebeu o prêmio.
Oração 2: que fez o gol.

Se há dois verbos, há duas orações, cada qual com os seus elementos constituintes. O sujeito do verbo receber é "jogador"; o do verbo fazer é o pronome "que". Veja que ele retoma o termo "jogador" e o projeta em outra oração, na qual ele pode ter outra função sintática, pois aqui foi coincidência ele retomar o sujeito de receber e ser também sujeito de fazer. Se substituirmos o "que" pelo termo que ele retoma, teremos a seguinte frase:

... que fez o gol. > O jogador fez o gol.

Pronto! Saiba que, embora ele retome o termo "jogador", o sujeito do verbo fazer não é o "jogador", e sim o pronome "que"; ou seja, sintaticamente, o pronome "que" é o sujeito do verbo fazer.

2. Cravei-lhe os dentes na carne, com toda a força que eu tinha.

Em relação à frase 2, veja: Cravei-lhe os dentes na carne, com toda a força [que eu tinha].

Na frase 2, temos as seguintes orações:

Oração 1: Cravei-lhe os dentes na carne, com toda a força
Oração 2: que eu tinha.

E agora? Quem tem, tem algo, certo? Então, eu tinha o quê? Resposta: a força. Viu só? O pronome "que" retomou o termo "força". Veja a substituição:

... que eu tinha. > a força eu tinha.

O pronome "que", sintaticamente, é o objeto direto do verbo ter.

Obs.: Veja a seguinte frase:

>> Eu vi a pessoa que saiu correndo.

Veja: Eu vi a pessoa [que saiu correndo].

Nessa frase, o “que” retoma o termo “pessoa”, que é objeto direto do verbo ver (quem vê, vê algo), certo? Mas o “que” não é objeto direto, pois na oração da qual faz parte ele é o sujeito de correr. Veja:

... que saiu correndo. > ... a pessoa saiu correndo.

Viu só? Ele pode retomar um termo que é objeto direto de uma oração e ser sujeito do verbo da outra oração.

Abraço.
Jadson
Jadson-BR
 
Mensagens: 315
Registrado: Quinta Mar 11, 2010 10:02 am

Re: Como reconhecer o *QUE* como SUJEITO ou O.D. !!!

Mensagempor SheilaBorges » Quinta Ago 08, 2013 12:15 am

Obrigada Jadson! A sua explicação me ajudou muito! Vou pensar bem mais quando vir um "que" (pronome relativo) novamente em alguma oração, em vez de já querer substituí-lo por (= o/a qual) ou (que ... = isso) como eu costumo fazer habitualmente. Para mim esse procedimento é importante para saber se estou diante de uma oração adjetiva ou de uma substantiva e isso já me bastava. Agora se abriu um mundo novo diante de mim. hahaha! Eu realmente nunca havia analisado a função morfossintática do "que" nas orações subordinadas adjetivas (restritivas ou explicativas). Eu apenas sabia distinguir uma substantiva de uma adjetiva. Agora vou saber quando o "que" for um sujeito ou um objeto direto.

Eu fiz uma relação de tudo o que o "que" pode ser em uma oração, mas parece que as opções não acabam...

1.substantivo
2.pronome relativo (= o/aqual) -> Onde pode ter a função morfossintática de sujeito ou objeto direto.
3.pronome interrogativo (nas interrogativas diretas e indiretas)
4.conjunção subordinada integrante (que ... = isso)
5.conjunção coordenada explicativa
6.partícula expletiva ou de realce
7.pronome substantivo
8.pronome adjetivo.

...

Jadson, eu tenho mais uma dúvida quanto ao "que', nesta questão que segue:

Em "O que estranhei é que as substâncias eram transferidas."

A) artigo - expletivo
B) pronome pessoal - pronome relativo
C) pronome demonstrativo - integrante
D) pronome demonstrativo - expletivo
E) artigo - pronome relativo

O gabarito da apostila diz que a resposta é A, mas eu não consigo enxergar o primeiro "que" como artigo e nem mesmo o segundo "que" como partícula expletiva ou de realce, uma vez que retirando-se o segundo "que" haveria de fazer alterações no verbo "ser", o que não acontece nos casos de partícula expletiva (termo acessório, desnecessário).

Eu chutaria na "C" porque o segundo "que" tem uma cara de conjunção integrante e o primeiro "que" eu não sei... mas é a alternativa que me pareceu menos errada. Enfim, se você puder me ajudar com mais essa explicaçãozita. Grata. ;)
SheilaBorges
 
Mensagens: 4
Registrado: Quinta Ago 01, 2013 12:19 am

Re: Como reconhecer o *QUE* como SUJEITO ou O.D. !!!

Mensagempor Jadson-BR » Terça Ago 13, 2013 6:36 pm

Olá, Sheila,

Qual é o enunciado? A que ele se refere? Pelas alternativas, não é só o pronome "que" que esta na análise, e sim o "o", que pode ser um pronome demonstrativo, entre outros.

Aguardo.
Abraço.
Jadson
Jadson-BR
 
Mensagens: 315
Registrado: Quinta Mar 11, 2010 10:02 am


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 32 visitantes