Número de substantivos

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Número de substantivos

Mensagempor Joseilson » Quarta Set 16, 2009 4:48 pm

Olá tem as seguintes palavras: mal, cônsul e Gol , elas terminam em al, ol e ul se eu passar elas para o plural tenho que retirar o l e acrescentar is , isso pela regra de português, nesse caso tenho que acrescentar es, ficando: males, cônsules e Goles, como se essas palavras terminassem em s, para assim acrescentar o is, então como vou responder uma questão de concurso por exemplo, pedindo lá na pergunta se as palavras mal, cônsul e Gol devem ir para o plural ficando assim: males, cônsules e Goles, sendo que pela regra as palavras terminadas em al, ol, ul e el, é acrescentado is no plural.
Joseilson
 
Mensagens: 769
Registrado: Quinta Set 03, 2009 5:45 pm

Re: Número de substantivos

Mensagempor YuriFags » Quarta Set 16, 2009 11:26 pm

Camarada, o que mata no portugues são as exceções!
E percebo que vc já sabe quais são!
Em concurso, vc tem que ater-se às regras e com igual atenção às exceções.

Está assim na gramática: "....terminados em [b]al, el, ol, ul, troca-se o l por is como em: funerais (funeral), pastéis (de pastel), faróis (farol), Rauis (Raul). [u]As exceções são: males (mal), cônsules (cônsul), moles (mol) e a palavra mel aceita como plural méis e meles"[/u][/b]
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Número de substantivos

Mensagempor Joseilson » Segunda Set 21, 2009 12:08 pm

Olha então é só seguir essa regra da gramatica e prestar atenção nas exceções, ou seja, as palavras do singular que terminam em al, el ,ol e ul (no singular) que não terminam com is (no plural) ?
Joseilson
 
Mensagens: 769
Registrado: Quinta Set 03, 2009 5:45 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes