Dúvida

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Dúvida

Mensagempor rakgarcia » Sexta Set 11, 2009 9:44 am

"Tenho que apagar a luz." A palavra 'que' exerce qual função sintática?
rakgarcia
 
Mensagens: 140
Registrado: Quinta Set 03, 2009 5:01 pm

Re: Dúvida

Mensagempor YuriFags » Sexta Set 11, 2009 2:33 pm

Caro amigo, como vão as coisas?

Bom, lembre-se do seguinte. -> "conjunção não tem função sintática"

Em "Tenho que apagar a luz" temos duas orações.
- Tenho : verbo transitivo direto / sujeito subentendido : Eu
- que apagar a luz: Que-> conjunção integrante pois inicia uma oração subordinada substantiva.
"Quando inicia uma oração subordinada substantiva, a palavra que recebe o nome de conjunção subordinativa integrante"

Conjunção relaciona entre si duas orações. Nesse caso, não exerce função sintática. Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, daí classificar-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz. Por exemplo:

Venha logo, que é tarde. (conjunção coordenativa explicativa)
Falou tanto que ficou rouco. (conjunção subordinativa consecutiva)
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvida

Mensagempor rakgarcia » Sábado Set 12, 2009 10:22 am

Yuri, olha o que achei.
A palavra que será preposição, quando equivaler à preposição 'de' em locuções verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver.
Ex: temos que estudar bastante
Tive que trazer todo o material.
rakgarcia
 
Mensagens: 140
Registrado: Quinta Set 03, 2009 5:01 pm

Re: Dúvida

Mensagempor YuriFags » Sábado Set 12, 2009 10:46 am

Olhe, é aceitável esse seu argumento.
Veja o que diz a gramática do Luiz Antonio Sacconi, Nossa gramática contemporânea,1ª edição, pág 413, 10, observação.
"Função do Que" -> Preposição: pode substituir-se por DE ex.: Primeiro que tudo é preciso ver se temos dinheiro para viajar. // Fui ao supermercado primeiro que tudo.
" Alguns consideram preposição a palavra QUE usada com o verbo TER. ex.:
Tenho que viajar urgentemente
Elisabete quase teve que ser operada
A função prepositiva da palavra QUE, neste caso, é bastante discutível, já que apareceu em construções semelhantes por mero cruzamento sintático. Em nosso ver, continua exercendo a função se pronome relativo."
__Está dessa forma na gramática.

Com isso, acredito ser mais viável classificá-lo como orações substantivas.
Ex.: Hortênsia julga que tem o rei na barriga ->Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Espero que voce aprenda português. ---> "quem espera, espera algo, espera alguma coisa, espera o quê? Que você aprenda português. Objeto direto

Você tem gabarito dessa questâo?
Se tiver depois me mande, mas acho mais razoável seguir por este caminho...

valeu?
Estamos aí, precisando, é só dizer!
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Dúvida

Mensagempor rakgarcia » Sábado Set 12, 2009 5:21 pm

3) Assinale a opção em que o comentário gramatical está correto.
a) No verso "Tenho que ficar a sós", a expressão a sós equivale, semântica e gramaticalmente , à palavra só.
b) No verso "Tenho que apagar a luz", gramaticalmente, o vocábulo em destaque classifica-se como conjunção subordinativa integrante.
c) A concordãncia nominal estabelecida em "Ter a alma e o corpo nus.", é a mesma de ter idéias e pensamentos criativos.
d) Em "E, apesar do mal tamanho,", as vírgulas justificam-se por estar o termo deslocado.
e)"Alegrar meu coração." e "... ao findar..." são ambas orações reduzidas de infinitivo.

Gabarito: D
Editado pela última vez por rakgarcia em Quinta Set 17, 2009 10:01 am, no total de 1 vez.
rakgarcia
 
Mensagens: 140
Registrado: Quinta Set 03, 2009 5:01 pm

Re: Dúvida

Mensagempor YuriFags » Quinta Set 17, 2009 12:50 am

Camarada, andei lendo algumas coisas, e sobre aquela sua dúvida, suas alegações irei aceitá-las.
Tive que trazer todo o material
Esse 'que' é preposição... e tive que trazer é uma locução verbal...

Na questão, não é letra "A" pois quando utilizamos a preposição "a", a expressão é fixa, invariável, nunca se flexiona:
É Errado dizer: Eu quero ficar a sós. Ela quer ficar a sós. Nós queremos ficar a sós. Elas querem ficar a sós.
O "só", nesse segundo caso, equivale a "sozinho". Substitua uma palavra pela outra e veja se a frase faz sentido:
"Eu quero ficar a sós." / "Eu quero ficar a sozinhos." Não faz o menor sentido, não é?

Mas no outro caso a substituição dá certo. Não há como errar!
Eu quero ficar só. / Eu quero ficar sozinho.
Ela quer ficar só. / Ela quer ficar sozinha.
Nós queremos ficar sós. / Nós queremos ficar sozinhos.
Elas querem ficar sós." / "Elas querem ficar sozinhas
-------> A alternativa A está errada :geek:

------->Na alternativa B, concordamos que está errada pois o QUE é preposição.

-------> A letra C me gerou dúvida porque o adjetivo que se refere a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, quanto posposto, poderá concordar no masculino plural ou com o substantivo mais próximo.
Ter a alama e o corpo nus
Ter as idéias e pensamentos criativos.
Contudo realmente está errada pois " idéias" e "pensamentos" já estão no plural. Mesmo numero.

------> :!: A letra D é correta. A locução conjuntiva: apesar de vem deslocada entre vírgulas
A frase completa é : E ,apesar de um mal tamanho, alegrar meu coração
Poema "Se Eu Quiser Falar Com Deus " - Gilberto Gil

------> A letra E , "Alegrar meu coração" está no infinitivo pessoal. E "ao findar" é reduzida de infinitivo significando "quando se findar.."
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes