Há resposta?

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Há resposta?

Mensagempor YuriFags » Quarta Set 09, 2009 10:45 pm

10ª QUESTÃO – Observe:
“Em populações que se contam na casa dos milhões de habitantes dispersos por áreas às vezes continentais (...)”
Assinale a opção em que a palavra destacada NÃO tenha a mesma função sintática da oração acima:
A. ( ) Os mecanismos mentais que disparam o nacionalismo devem fazer parte do cotidiano.
B. ( ) Ao canadense, norte-americano e brasileiro que têm cobrado suas dívidas, podemos retorquir.
C. ( ) O verdadeiro holocausto vegetal que inunda o mundo custou à floresta pelo menos 5850 km2.
D. ( ) A melhor saída para todos é aquilo que está proposto na lei.




Concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais ano de 2009
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Esclarecimento.

Mensagempor Gustavo_HSAL » Quarta Set 09, 2009 11:05 pm

Olá, Yuri. No trecho "Em populações que se contam na casa dos milhões de habitantes dispersos por áreas às vezes continentais...", o pronome relativo tem função de sujeito paciente da oração subordinada adjetiva restritiva. O problema é que, em todas as opções (evite-se a catacrese de escrever alternativas), o relativo também funciona como sujeito. Tudo está muito evidente. Em a, o que tem por referente semântico os mecanismos mentais e funciona como sujeito de disparam. Em bê, o relativo retoma o sujeito composto canadense, norte-americano e brasileiro e também funciona como sujeito. Em cê, o que tem por referente semântico o verdadeiro holocausto vegetal e funciona como sujeito de inunda. Em dê, o relativo retoma o demonstrativo substantivo aquilo e também funciona como sujeito. Como se percebe, não é possível responder a questão como esta porque, obviamente, não há opção correta.

Yuri, gostaria que me enviasses a prova em formato original para que possa conferir bem a questão.

Um abraço. Até outros tópicos.
Gustavo_HSAL
 
Mensagens: 48
Registrado: Sexta Set 04, 2009 2:32 am
Localização: Crato - CE

Re: Há resposta?

Mensagempor YuriFags » Quarta Set 09, 2009 11:20 pm

Guatavo, complicado não acha? coloquei esta questão somente para aguçar a curiosidade, mas concordo em gênero e número. Não há resposta, todos os pronomes relativos exercem a função de sujeito. Pior que eles não anularam a questão e mantiveram a letra "d" como a assertiva correta.
Ouvi um raciocínio que me disse que a letra 'd' é a correta porque é a única que retoma um termo que não é substantivo e sim, pronome. Contudo isso é somente achismo, visto que a função do pronome relativo seria errônea se retomasse um verbo e jamais um pronome.
Não adianta, a questão toda está errada.

Com certeza te mando sim.
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Contato

Mensagempor YuriFags » Quarta Set 09, 2009 11:26 pm

Gustavo, não achei como te enviar pelo forum, me mande um email que te respondo com a prova. Mas a questão é aquela mesma. Copiei-a na íntegra.

( yurifags@yahoo.com.br)
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Há resposta?

Mensagempor Gil Cleber » Sábado Set 19, 2009 10:53 pm

Na minha longa experiência de uso da língua portuguesa eu diria que a resposta correta é mesmo a letra d, uma vez que é a única frase em que não se pode substuir o "que" por "o qual", embora as demais considerações expostas sejam procedentes. Talvez a pergunta não tenha sido bem formulada.
Gil Cleber
 
Mensagens: 13
Registrado: Sábado Set 19, 2009 10:03 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes