Modos verbais

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Modos verbais

Mensagempor rakgarcia » Terça Set 08, 2009 3:42 pm

7) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas em: " Se você.... chegado a tempo, ......... assistido ao vexame que ela deu aqui".
a)teria-tinha
b)tivesse-teria
c)tivesse-tinha
d)tiver-terá
rakgarcia
 
Mensagens: 140
Registrado: Quinta Set 03, 2009 5:01 pm

Re: Modos verbais

Mensagempor YuriFags » Terça Set 08, 2009 10:35 pm

Para mim, a alternativa que melhor se encaixa é a letra " b)tivesse-teria"

Ainda ressaltando, melhor mesmo seria se ao invés do verbo ter (tivesse) você usasse o verbo estar (estivesse)

" Se você estivesse chegado a tempo, teria assistido ao vexame que ela deu aqui"
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Modos verbais

Mensagempor Gustavo_HSAL » Quarta Set 09, 2009 10:42 pm

Olá, confrades. Em outra postagem, que se perdeu com as demais quando houve a mudança no modelo deste fórum, havia tratado das correlações entre as orações condicionante e condicionada. O assunto envolve sintaxe de emprego e morfologia dos verbos, de modo que alguns gramáticos abordam a questão, com muita propriedade, como tema pertencente à morfossintaxe.

É importante lembrar, Yuri, que o que se tem no trecho "Se você tivesse chegado..." é locução verbal exigida pela formação do tempo composto (pret. mais-que-perfeito do subjuntivo). As formas verbais dos tempos compostos, em Português, constroem-se com o verbo auxiliar ter, e não com o estar. Este verbo está, no entanto, presente nas locuções verbais que indicam aspecto durativo (estou cantando, estava a cantar) e nas que denotam o emprego da incomum voz passiva de estado (estava ferido por um dos soldados da tropa inimiga).

Relembre-se a correlação entre a condicionante (prótase) e a condicionada (apódose). Na frase "Se estudares bastante, decerto passarás no vestibular", a prótase indica a condição para que um fato provável se realize. A sintaxe de emprego diz que, em correlações como a anterior, na prótase, o verbo deve estar no futuro do subjuntivo, o que exigirá o futuro do presente do indicativo na apódose. O raciocínio estende-se aos casos em que ocorrem formas compostas; está, portanto, correta a construção "Se tiverdes comprado todo o terreno, decerto tereis feito excelente negócio". Nos casos em que, na prótase, ocorre forma verbal no pretérito imperfeito do subjuntivo, o fato condicionado, expresso na apódose, será obviamente impossível, visto que, pelo condicionante já ter passado, o sucesso da oração principal não se poderá realizar. Na frase "Se você comesse menos, haveria mais comida para as crianças", a condição comer menos é passada, de modo que o fato que dela depende semanticamente já não pode ser realizado, ou seja, é fato impossível. Para enxergar-se melhor a impossibilidade da ocorrência do fato da apódose, basta empregar os tempos compostos na correlação, como aconteceu no período do enunciado da questão. Faça-se, então, a nova construção para que se possa enfatizar a impossibilidade já referida. Ter-se-ia "Se você tivesse comido menos, teria havido mais comida para as crianças".

As regras que definem as correlações supra podem ser corrompidas quando se tem por mister priorizar o estilo e a ênfase. Atualmente, é muito comum empregar, tanto na prótase, quanto na apódose, o presente do indicativo (Se você é competente, certamente se estabele, em vez de Se você for competente, certamente se estabelecerá). Para conhecer-se melhor como se revela o gênio da língua quando se discute esse tema, recomendo a leitura de Dicionário de Língüistica e Gramática, de Joaquim Mattoso Câmara Jr., e de Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara.

Isso é tudo, confrades. Um abraço. Até outros tópicos.


P.S.: Esta minha "primeira postagem" está repleta de desalento por terem-se perdido todos os comentários que, com muito gosto, escrevia sobre as muitas dúvidas (muitas mesmo!) que surgiam no nosso querido fórum Só Português. Pertenço à turma que, pioneiramente, passara a escrever no incipiente fórum SOLP (acrônimo de Só Língua Portuguesa, primeiro título do fórum).
Editado pela última vez por Gustavo_HSAL em Quarta Set 09, 2009 11:07 pm, no total de 1 vez.
Gustavo_HSAL
 
Mensagens: 48
Registrado: Sexta Set 04, 2009 2:32 am
Localização: Crato - CE

Re: Modos verbais

Mensagempor YuriFags » Quarta Set 09, 2009 11:05 pm

Nobre colega Gustavo_HSAL, concordo completamente com você. Me equivoquei ao modificar erradamente a questão.
Não poderia ter me esquecido de uma coisa tão básica na lingua que é a formação dos tempos compostos.
Agradeço pela solicitude em me alertar e aproveito para agigantar os elogios a você e seus nutritivos comentários desde o antigo fórum, e neste, você com toda certeza faria muita falta.

Como não tenho o mar de conhecimento de que tu és possuidor, curvo-me e aspiro a essa sabedoria.
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes