Função sintática

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Função sintática

Mensagempor rakgarcia » Terça Set 08, 2009 2:56 pm

6) Na oração:" Não revelarei nada de sua antiga namorada, Marcelinha". O termo em destaque tem a função sintática de:
a)sujeito
b)adjunto adnominal
c)vocativo
d)aposto
rakgarcia
 
Mensagens: 140
Registrado: Quinta Set 03, 2009 5:01 pm

Re: Função sintática

Mensagempor luiseduardo » Terça Set 08, 2009 6:44 pm

Vocativo (c)

No caso se percebermos ele está separado por virgula e de forma a ficar isolado na frase. No caso está falando o nome da garota que é Marcelinha.

Outras formas de vocativo:

"Luís, desligar o computador!" ----> No caso minha mãe falando, Luís (Eu) não será o sujeito primeiro por que serve para chamar a atenção (Luís !) e esse nome não está inserido na oração.

"Luís vai desligar o computador." ----> No caso é Sujeito Simples.

Mas informações tenta dar uma olhada nesse site:

http://www.portugues.com.br/sintaxe/tvocativo.asp
Luís Eduardo Háteras ;)
luiseduardo
 
Mensagens: 372
Registrado: Quinta Set 03, 2009 6:21 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Função sintática

Mensagempor YuriFags » Terça Set 08, 2009 10:50 pm

Desculpe mas vou descordar do nobre colega Luis Eduardo

A função do aposto é aumentar a informação acrescentando uma explicação.
No caso da questão, Marcelinha é a explicação de quem é a sua namorada. Explicação.
Outro exemplo de aposto: -> Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é conhecida por sua beleza.
"capital de Minas Gerais" Está apenas acrescentando uma informação, explicando quem é a antiga namorada do camarada. Por isso acredito que a resposta correta é a letra 'd' aposto

Vocativo seria se houvesse um chamamento, um apelo.
Joao,não revelarei nada se sua antiga namorada, Marcelinha!
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Função sintática

Mensagempor luiseduardo » Quarta Set 09, 2009 12:12 pm

Yuri, pelo seu ponto de vista acredito que esteja correto a sua resposta. Um aposto muito bem colocado eu acredito, pois eu mesmo tive uma impressão que fosse vocativo, no vocativo seria chamando atenção mesmo como eu mesmo coloquei no meu post. Acho que sua resposta está correta ;)
Luís Eduardo Háteras ;)
luiseduardo
 
Mensagens: 372
Registrado: Quinta Set 03, 2009 6:21 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Função sintática

Mensagempor YuriFags » Quarta Set 09, 2009 5:20 pm

Que isso, amanhã é vc quem me corrige!!
E nos tornaremos muito melhor com isso...
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Resposta.

Mensagempor Gustavo_HSAL » Sexta Set 18, 2009 10:25 pm

Caros confrades, entendo perfeitamente que os dois têm seus argumentos e suas razões. O que se dá no período pode encerrar anfibologia muito discreta, que, certamente, se desfaria com a fala ou com o contexto. A sintaxe, como se sabe, está impregnada por semântica, de modo que se deve compreender bem a ideia do que está contido no discurso para classificar bem os termos da oração. Se forem lésbicas as moças? Bom, se forem, pode haver vocativo, sim. Essa situação é possível. Acredito, no entanto, que quem elaborou a questão tinha, escondida nas entranhas do inconsciente, certo preconceito sexual, que se deixou revelar através de enunciado de questão de gramática. Se se adotarem as intenções do elaborador, que encerram a ideia de que Marcelinha tem, na realidade, um namorado, e não uma namorada, haverá aposto. É importante ressaltar que toda essa análise se faz tomando como premissa ser o pronome seu referente ao receptor da mensagem, ou seja, à segunda pessoa da comunicação (você). Se seu se referir a ele (terceira pessoa do singular), então Marcelinha poderá assumir qualquer das duas funções (aposto ou vocativo). Só se poderá desatar completamente o nó da ambiguidade através da entoação (ascendente ou descendente) produzida pelo emissor. Essa questão, se de concurso, deveria ter sido anulada, pois os argumentos cerceiam totalmente as falhas da frase.

Isso é tudo.

Abraço. Até outros tópicos.
Gustavo_HSAL
 
Mensagens: 48
Registrado: Sexta Set 04, 2009 2:32 am
Localização: Crato - CE

Re: Função sintática

Mensagempor Gil Cleber » Domingo Set 20, 2009 11:10 am

Trata-se de aposto. A frase poderia estar assim:

Não revelarei nada de Marcelinha, sua antiga namorada.

Neste caso o aposto seria "sua antiga namorada".
O vocativo, como o nome já sugere, usa-se quando se se dirige a alguém:

"Carlos, venha já para a mesa!"

Porém, a frase dá margem a dúvidas, pois na língua falada, quando se pretende uma ênfase, o vocativo aparece no final. Vejam como ficaria:

"Venha já para a mesa, Carlos!"

"Marcelinha, não revelarei nada de sua antiga namorada."

(Neste caso, presume-se que a tal Marcelinha é "gay".)
Gil Cleber
 
Mensagens: 13
Registrado: Sábado Set 19, 2009 10:03 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes