oração subordinada adverbial

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

oração subordinada adverbial

Mensagempor netinho2000 » Quarta Set 30, 2009 3:39 pm

alguem pode me explicar isso porfavor
netinho2000
 
Mensagens: 7
Registrado: Quarta Set 30, 2009 1:54 pm

Re: oração subordinada adverbial

Mensagempor YuriFags » Sexta Out 02, 2009 9:18 am

Camarada, não o grau de dúvida que vc possue, mas acredito que vc deva estudar a base para saber corretamente o quê é oração subordinada. Consigo te dizer facilmente que uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

A oração subordinada adverbial é aquela que equivale a um advérbio e desempenha, em relação à oração principal, a mesma função que um advérbio desempenharia, ou seja, a função de adjunto adverbial. Por exemplo:

Despediram-se depois que almoçaram.

A oração depois que almoçaram equivale à locução adverbial depois do almoço e desempenha em relação à oração principal a função de adjunto adverbial de tempo, assim, a oração depois que almoçamos é uma oração subordinada adverbial temporal...


--> Se ainda não ficar claro, tente iniciar o estudo partindo do estudo dos períodos simples e seguindo para os compostos...


Espero ter podido ajudar..
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: oração subordinada adverbial

Mensagempor netinho2000 » Sexta Out 02, 2009 2:20 pm

yuri o meu problema é a indentificação das orações eu tenho muita dificuldade em portugues
netinho2000
 
Mensagens: 7
Registrado: Quarta Set 30, 2009 1:54 pm

Re: oração subordinada adverbial

Mensagempor YuriFags » Sábado Out 03, 2009 10:34 am

Camarada, vamos fazer o seguinte, me mande um e-mail que tento por ele te explicar melhor.
Acredito termos que voltar um pouco para entendermos melhor.
Tenho alguns exercícios e podemos fazê-los...


yurifags@yahoo.com.br




valeu
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: oração subordinada adverbial

Mensagempor Elizabeth » Domingo Out 04, 2009 10:18 pm

Se o seu caso é identificar uma oração subordinada adverbial, experimente partir de um comparativo com as subordinadas substantivas e adjetivas. Vamos tentar?

a) A diretoria garante que a prova será remarcada.
Oração principal (porque é esta oração que exige "uma resposta"): A diretoria garante (quem garante? resp.: a diretoria; garante o quê? antes de responder, repare que esta informação está incompleta; ela precisa ter continuidade.) Ao completar o verbo "garante", você responde com toda a oração que vem: "que a prova será remarcada". Essa oração existe porque a principal exigiu, logo ela está subordinada sintaticamente à primeira. Esse conjunto de raciocínio nos leva a classificar a subordinada como substantiva + a função sintática objeto direto= subordinada substantiva objetiva direta.

b) A diretoria remarcou a prova que foi cancelada.
1ª oração: A diretoria remarcou a prova. Informação completa, não exigindo nada. Ao pensar na oração "que foi cancelada", você (querendo ou não) só vai pensar num termo já mencionado "a prova". Entende-se que "a prova foi cancelada". A palavra "que" se relaciona apenas com o termo imediatamente anterior a ela "a prova". A palavra "que" substitui um nome é um pronome e, porque se relaciona com o termo anterior, relativo. Qual a classe gramatical que modifica um substantivo? Adjetivo. A 2ª oração é subordinada adjetiva restritiva (ausência de vírgula, porque restringe uma ideia anterior).

c) Cancelaram a prova, quando descobriram três questões incompletas.
A oração principal "cancelaram a prova" está completa (suj. indeterminado, verbo transitivo direto + objeto direto). A 2ª oração surge como uma informação circunstancial ligada à 1ª: em que momento cancelaram a prova? resp.: "quando descobriram... Compreenda que, quando a principal está completa, uma circunstância pode "surgir" fornecendo mais informações. Experimente responder a estas perguntas e todas as suas respostas serão circunstâncias: adjuntos adverbiais ou orações subordinadas adverbiais. Aproveitando Cancelaram a prova... quando? tempo; por quê? causa; para quê? finalidade, etc.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Elizabeth
 
Mensagens: 17
Registrado: Quinta Set 17, 2009 8:34 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes