Verbo custar

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Verbo custar

Mensagempor waters » Domingo Set 06, 2009 9:12 am

É correto uso do verbos custar nas frases abaixo?

Eu custo acreditar que aconteceu isso.
Me custa acreditar que isso é verdade.
waters
 
Mensagens: 53
Registrado: Sábado Set 05, 2009 10:04 pm

Re: Verbo custar

Mensagempor YuriFags » Segunda Set 07, 2009 1:04 am

O Verbo Custar aplicado me parece significar "Ser difícil ou doloroso", tratando-se, pois, de verbo transitivo indireto.
Exemplo:
“Custava-lhe acreditar que seu time novamente perdeu...
"A morte do filho muito lhe custou...

Então, parece necessário que voce utilize um 'a' antes do complemento.
-> Eu custo a acreditar que aconteceu isso.
->Me custa acreditar que isso é verdade. -> Não se inicia oração com pronome obliquo, use assim
-> Custa-me a acreditar...


Espero ter podido ajudar...
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte

Re: Verbo custar

Mensagempor Gustavo_HSAL » Sexta Set 18, 2009 8:44 pm

Olá, "waters". O que se dá na frase "Eu custo acreditar que aconteceu isso" é hábito dos falantes da língua hodierna; a gramática tradicional, no entanto, condena construções semelhantes. Dizer, no momento íntimo, "Eu custei a perceber que Joaquim havia chegado" é prática perfeitamente coerente; nos momentos íntimo e solene, não convém, porém, escrever e falar assim. Na acepção de "ser custoso ou difícil", o verbo custar é transitivo indireto, seu complemento é, geralmente, pessoa e seu sujeito, oração. Abaixo estão exemplos de construções corretas:

Custou-me muito admitir que estava errado.
Não custa a ninguém obedecer à Constituição.
Custaram-lhes os tristes episódios de antanho.

Como já havia escrito há algum tempo, o verbo custar é unipessoal, ou seja, só se usa na terceira pessoa, do singular ou do plural. Isso ocorre, obviamente, por seu sujeito ser oracional.

Portanto, a frase "Eu custo acreditar que aconteceu isso" corrompe a norma-padrão; está, portanto, errada. A outra frase só não está inteiramente correta porque o pronome oblíquo está proclítico, quando deveria aparecer após o verbo; rege a norma explicada pelo colega Yuri: não se inicia período com pronome oblíquo átono [até porque, sendo o enclítico o modelo principal de colocação, não há fatores de próclise na frase].

Isso é tudo.

Abraço. Até outros tópicos.
Gustavo_HSAL
 
Mensagens: 48
Registrado: Sexta Set 04, 2009 2:32 am
Localização: Crato - CE


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron