Verbo "assistir" no pretérito perfeito + OI

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Verbo "assistir" no pretérito perfeito + OI

Mensagempor fabio2cj » Segunda Nov 23, 2020 10:34 am

Olá, bom dia, pessoal! Sou novo por aqui e ainda não sei bem como funciona a plataforma. No entanto, como me parece muito intuitiva, posto aqui a minha dúvida -- que é até simples, creio eu.

Estava eu a conversar com um amigo de longa data e, num dado momento, por mensagem, ele disse ter assisti a uma aula que havia lhe enviado sobre um assunto que nos atualizávamos. Acontece que ele começou a frase da seguinte forma: "Assisti-la, e confesso que [...]". De encontro, logo me incomodei com a expressão, supondo estar incorreta a construção do verbo "assistir" em conjunto à partícula "la", que intencionalmente se referia, num no pretérito perfeito, à aula citada.

A princípio veio-me ao pensamento que a construção correta seria "Assisti-na, e confesso que [...]". Porém não tenho certeza alguma se estaria correta, nem conseguiria justificá-la.

Pois bem, o que me dizem vocês? Qual a construção correta para o verbo "assistir" (no sentido de ver) no pretérito perfeito, em início de frase, referindo-se a objeto citado anteriormente na conversa (no caso, a aula compartilhada)? Qual a justificativa?

Obrigado!
fabio2cj
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Nov 23, 2020 10:20 am

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes