Duvida sobre acentuação

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Duvida sobre acentuação

Mensagempor joao.abraga » Segunda Set 07, 2020 7:35 pm

Boa tarde,

Sei que é meio besta minha pergunta mas depois de horas estudando leis, raciocínio lógico entre outros, comecei a estudar portuguÊs.

Direto ao ponto... Se na regra diz que ''Oxítonas com sílaba tônica terminada em ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s, são acentuadas'', as palavras como falei, casei, calei ESTÃO INSERIDAS EM QUAL REGRA??? Buguei
joao.abraga
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Set 07, 2020 7:30 pm

Re: Duvida sobre acentuação

Mensagempor MarcosL » Quarta Set 09, 2020 3:03 pm

joao.abraga escrito:Boa tarde,

Sei que é meio besta minha pergunta mas depois de horas estudando leis, raciocínio lógico entre outros, comecei a estudar portuguÊs.

Direto ao ponto... Se na regra diz que ''Oxítonas com sílaba tônica terminada em ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s, são acentuadas'', as palavras como falei, casei, calei ESTÃO INSERIDAS EM QUAL REGRA??? Buguei


Boa tarde.
São oxítonas as palavras herÓI, chapÉU, pastÉIs porque seguem a regra citada em seu texto. Destaquei a sílaba mais forte, ou a sílaba tônica.
São paroxítonas as palavras (no caso, você conjugou verbos) FAlei, CAsei, CAlei. Novamente, destaquei a sílaba mais forte.
As regras gramaticais para paroxítonas terminadas em ditongo oral não são as mesmas para oxítonas.
Note que a sílaba tônica é o que vai definir a classificação das palavras. Devemos acentuar as paroxítonas SOMENTE se terminarem em: i(s), ã(s), ão(s), us, l (letra "l"), um(ns), n, ps, r, x.

Bons estudos!
Siga-me nas redes sociais:
Facebook: Português Para Brasucas
Instagram: portuguesparabrasucas
YouTube: português para brasucas
MarcosL
 
Mensagens: 4
Registrado: Segunda Set 07, 2020 4:00 am


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes