Acento agudo.

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Acento agudo.

Mensagempor Israel Lemos » Terça Fev 06, 2018 8:44 am

Em ortografia, dar-se o nome de acento agudo a um sinal de acentuação gráfica, um traço oblíquo para a direita (como no í da palavra oblíquo), que se coloca por cima das letras, em várias línguas, para indicar alguma característica fonética.
Pergunto: Por que a palavra MALIGNO, não tem acento agudo no 'i'?
Israel Lemos
 
Mensagens: 1
Registrado: Terça Fev 06, 2018 8:36 am

Re: Acento agudo.

Mensagempor Jadson-BR » Domingo Fev 11, 2018 9:25 am

Israel, existem regras para o uso do acento agudo ou circunflexo sobre as vogais. Nem todas serão acentuadas. O uso de tais acentos vai depender da letra que compõe a sílaba e da posição da sílaba tônica. Veja:

caráter - ca-rá-ter: essa palavra leva acento agudo em "rá" por ser paroxítona terminada em "r". O mesmo ocorre com "açúcar": a-çú-car.

Em "maligno" não há regra alguma que justifique o acento em "lig". Apesar de se tratar de paroxítono, isto é, de uma palavra cuja sílaba tônica é a penúltima (ma-LIG-no), ela termina em "o". Assim como "maligno", as palavras "cadeira, banana, mesa, etc. não têm acento gráfico, por ele ser dispensável. Veja que não há outras formas de se pronunciar "maligno". Lembre-se de que o "g" é mudo, e forma sílaba com "lig".

Jadson.
Jadson-BR
 
Mensagens: 312
Registrado: Quinta Mar 11, 2010 10:02 am


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron